RODOVIGA NEWS

Mercedes acirra duelo com MAN em caminhões

Mercedes-Benz iniciou neste mês a produção de duas novas linhas de caminhões

A Mercedes-Benz iniciou neste mês a produção de duas novas linhas de caminhões -um leve e um extrapesado- com a meta de alcançar a liderança no setor em 2013.


IPVA/2012 - Solicitação de Isenção

Proprietários de veículos utilizados com finalidades específicas previstas na legislação podem ser dispensados de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), usufruindo o benefício da isenção.


Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos (TRLAV) - orientações para pagamento/2012

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) deve ser renovado anualmente. Isto ocorre, automaticamente, com o envio do novo documento ao endereço informado pelo proprietário, desde que não haja registro de débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) nos últimos cinco anos, multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT).


IPVA/2012 – Como se calcula o valor

I) Alíquotas

Em Minas Gerais, desde 2004, calcula-se o IPVA aplicando-se sobre a base de cálculo as seguintes alíquotas:


IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores/2012

A escala de vencimentos do IPVA 2012 inicia em 16 de janeiro e termina em 30 de março, para todos os veículos automotores rodoviários usados, variando de acordo com o final da placa.

O prazo para pagamento à vista com desconto ou da 1ª parcela é de 16 a 27 de janeiro, conforme o final da placa.


IPVA 2012 - Escala de vencimentos

A escala de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos usados é publicada anualmente no Diário Oficial do Estado (DOE/MG) e está disponível no menu abaixo.

Para veículos rodoviários usados: